Sobre o Curso

Ciências Econômicas

Apresentação do curso

A graduação em Ciências Econômicas tem ênfase em proporcionar aos estudantes um bom desempenho na compreensão e resolução de questões.  O objetivo é formar empreendedores, éticos e comprometidos com o desenvolvimento. Egressos do curso são bem preparados para analisar as transformações, tomar decisões e resolver problemas que afetam a sociedade. 

 Diferenciais

  • O curso de Ciências Econômicas da Unesc apresenta disciplinas diferenciadas como, Mercado de Capitais, Finanças Corporativas e Econometria;
  • Centro de Prática em Ciências Econômicas: Laboratório especializado do curso com software especializados em projeções estatísticas e análises de cenários econômicos;
  • Participação em eventos estaduais e nacionais, visitas a Bolsa de Valores e empresas de grande porte, palestras ecom economistas de renome nacional e internacional.

O que você vai aprender?

O Bacharelado em Ciências Econômicas capacita você para a atuação no mercado de capitais, realizando negociações de ações na Bolsa de Valores. No curso, aprende-se também a interpretar os impactos de políticas macroeconômicas no ambinete local, auxiliando a tomada de decisões estratégicas para empresas e para o setor público. 

Além disso, terá ferramentas técnicas para elaborar projetos macrorregionais na área sócio-econômico-ambiental que visem ao bem comum. Desenvolverá conhecimentos para poder identificar os pontos vulneráveis de uma empresa, apresentando possíveis alternativas de solução. Essa atuação leva em conta, também, a ética e a responsabilidade social.

Mercado

O Bacharelado em Ciências Econômicas permite que você atue em diversas áreas do mercado. O foco está em trabalhar no mercado financeiro, em consultoria econômica, estudos de mercado e viabilidade econômica de empreendimentos. 

Pode se inserir em campos como, empresas de todos os portes (micro, pequenas, médias e grandes), corretas de valores mobiliários (mercado de ações), auditoria e consultoria, agências reguladoras e instituições estatais, perícia econômica, arbitragem judicial, fusão e recuperação de empresas , elaboração de projetos, meio ambiente e infraestrutura. 

Disciplinas

(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO I: NOSSO LUGAR E O FUTURO
(NCA)-MÉTODOS QUANTITATIVOS
INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA
BANCO DE DADOS ECONÔMICOS
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
(NCA)-ESTATÍSTICA
(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO II
MACROECONOMIA I
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ECONOMIA
ECONOMIA POLÍTICA
(NCA)-INTRODUÇÃO GERAL AO DIREITO
(NCC)-MATEMÁTICA FINANCEIRA
ESTATÍSTICA ECONÔMICA
DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE
MACROECONOMIA II
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
(NCC)-ANÁLISE FINANCEIRA E DE INVESTIMENTOS
MACROECONOMIA III
MICROECONOMIA I
ECONOMICA SOLIDÁRIA E COOPERATIVISMO
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
ECONOMETRIA I
(NCC)-CONTABILIDADE EMPRESARIAL
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA I
MICROECONOMIA II
ECONOMIA RURAL
ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO
ECONOMETRIA II
(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO III
FINANÇAS CORPORATIVAS
ECONOMIA INDUSTRIAL
ECONOMIA MONETÁRIA E FINANCEIRA
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA II
MERCADO DE CAPITAIS
ANÁLISE E INTELIGÊNCIA DE MERCADO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
ECONOMIA INTERNACIONAL
ECONOMIA CATARINENSE
GESTÃO ORGANIZACIONAL
FINANÇAS CORPORATIVAS E DERIVATIVOS
(NCC)-ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
ECONOMIA DA TECNOLOGIA E DO TRABALHO
OPTATIVA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

 

Exclusivo Acadêmico

Atividades Complementares

As Atividades Complementares, ou AC, são ações de ensino, pesquisa e extensão, de caráter obrigatório, com carga horária definida na matriz curricular de seu curso, a serem desenvolvidas por você, acadêmico/a, durante o seu percurso de formação, efetivando-se por meio de atividades acadêmicas, científicas, culturais, esportivas, artísticas e de inovação tecnológica.

As Atividades Complementares possuem como objetivo, flexibilizar o currículo do curso e propiciar a você, estudante, a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar para além das disciplinas, programas e projetos que formam o projeto pedagógico do curso, agregando valor a formação acadêmica.

Regulamento atividades complementares
Aguardando publicação

TCC

...

Biblioteca

A Biblioteca Central Prof. Eurico Back – UNESC, tem como missão “Promover com qualidade a recuperação da informação, com enfoque no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, associando tecnologias e atendimento humanizado.”

De livre acesso às estantes, a Biblioteca está instalada em uma área de 2.688,50m². O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 22h40 e aos sábados das 8h às 17h.

O acervo de livros, periódicos e multimeios, bem como os serviços de processamento técnico, consulta à base local, registro de periódicos, empréstimo, renovação, devolução e reserva estão totalmente informatizados pelo Programa PERGAMUM, o qual foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da PUC/Paraná - PUCPR. A localização das obras se dá por autor, título, assunto ou palavra-chave.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central tem como objetivo definir e implementar critérios para o desenvolvimento de coleções e a atualização do acervo.

O acervo da Biblioteca é composto por 81.162 títulos e 165.470 volumes de livros, possui 63 assinaturas de periódicos, e acesso a mais de 150 bases de dados pelo Portal de Periódicos da CAPES e outras bases de acesso público. Possui assinatura da Minha Biblioteca, uma base de dados com mais de 10.300 e-books, além das bases de dados UpToDate e RT-Online.

Periódicos Online

Consulta ao acervo

Periódicos e Base de Dados

  • ...

  • ...

  • ...

Estágio

Acesse aqui o site de Estágios

Coordenação

Conheça os coordenadores do curso:

  • Thiago Rocha Fabris Coordenador(a)
  • Melissa Watanabe Coordenador(a) Adjunto(a)

Tem alguma dúvida?

Fale com a secretaria do curso

Telefone (48)3431.2760

Ranking
de Avaliações

{{ item.title }}
3 conceito CPC
{{ item.title }}
4 conceito CC

COMO É ESTUDAR AQUI?

Entre no mundo do curso

Dá um play no vídeo


COMO É A ESTRUTURA DO CURSO?

Veja um pouco do que você vai viver aqui

Dá uma olhada nas imagens